04 julho 2007

Navegação - Instrumentos

Uma grande preocupação é não entrar nas áreas restritas de vôo como aeroportos maiores, estádios de futebol, áreas militares, etc. Principalmente depois do 11/9 , a aviação nos EUA mudou um pouco.

Além das tradicionais cartas aéreas, atualizadas a cada quadrimestre nos EUA (...), temos a bordo um instrumento muito bacana, que é o King KMD150. Tem uma telona, como visível abaixo. Além disso tem o banco de dados dos aeroportos e de todo espaço aéreo dos EUA. As informações de navegação são fornecidas por um GPS acoplado nele. Acho que não dá mais para navegar com aviões velozes nos EUA sem um instrumento desses.
O GPS portátil Magellan que levaremos será apenas um backup de emergência.

Os sites da AOPA e EAA possuem um sistema de ajuda aos navegantes, onde é possível programar toda a rota, sendo feito o desvio automático dos espaços aéreos a serem evitados. Muita modernidade !!!!
The new standard in situational awareness. Offering a unique combination of increased situational awareness, enhanced safety and wide-ranging capability, the new KMD-150 Color Multifunction Display/GPS gives you big-screen performance in a package that fits your panel - and your budget. 5" Diagonal screen.
GPS moving map for precision navigation. Offers world-wide navigational capability with just three separate data modules covering the Americas, Atlantic International, and Pacific International with Jeppesen data. Features interrogation, trip/fuel planning, vertical navigation, wind calculation, auto zoom, extended track, nearest airports and navaids, interface capability to the BFGoodrich WX 500 Stormscope.

Tensão Pré Viagem

Faltam poucos dias para nossa partida, mas percebo certa ansiedade por minha parte e de Martin também.
Ainda não pude entrar no avião e ver como consigo me "encaixar" no banco, já que:
- o tapeceiro está atrasado na entrega do novo estofamento
- o pintor também não terminou ainda o trabalho
Outro ítem importante ainda pendente é o seguro contra terceiros acima do obrigatório por lei (importante nos vôos no exterior).
Irei a Jundiaí pegar estacas reforçadas para segurar bem o Glasair no chão em caso de ventos mais frotes. Também estamos observando a meteorologia, previsto passar uma frente fria em SP na segunda feira, mas deve ser leve, espero que não cause mais problemas no meio do caminho.

Tudo isso é a tensão pré viagem mesmo.

Posted by Picasa