31 julho 2007

FOTOS DE AVIÕES EM OSHKOSH

DG 500 do Fosset que bateu o record mundial de altitude, chegou a 50.699 pés !!!! Tudo isso em 2006 na cordilheira dos Andes. Atrás o grande stand da Embraer, uma feliz coincidência.



A VOLTA

Após efetuarmos muitos cálculos, e refazê-los vários vezes, chegamos a conclusão que o Glasair fica com o CG (Centro de Gravidade) atrás do limite traseiro com os 2 pilotos, bagagem obrigatória (mapas, documentos, etc), e reduzindo ao mínimo a pessoal. Se colocarmos peso na frente para contrabalencear acaba pressionando muito o trem de pouso da frente. Por este motivo, para não ficarmos fora do CG permitido e portanto deixar o avião mais estável para pousar, o Martin irá retornar sozinho ao Brasil.

Eu sei que não é o melhor desfecho para a volta desta viagem, mas não podemos voar com a aeronave "instável" sendo que cada pouso com vento lateral torna-se uma verdadeira icógnita. Darei todo apoio possível ao Martin dentro do que for possível mas ele agora será o único personagem da volta do PT-ZMA. Irá nos manter informado pelo blog do andamento da viagem.

LANCAIR DAY

Resolvi fazer um vôo com o Lancair Legacy FG, o avião é um pequeno demônio, voa a 360km/h e se for para voar alto voa a 440km/h a 25.000 pés, com motor Lycoming de 210hp, é instalado um turbo normalizer, que mantém a pressão de manifold confortavelmente até esta altura.



Decolamos em Oshkosh com outro Legacy praticamente em formação. Foi muito emocionante ver a pista coalhada de aviões. Aliás não pude deixar de lembrar da Embraer que também tem o Legacy no nome de seus jatos.

Na decolagem fala-se muito pouco ...


Praticamos stalls, curvas fortes, pouso numa outra pista, fora de Oshkosh, enfim um bom teste do avião. É um avião “quente” ou seja, como tem uma área de asa pequena, e é otimizado para alta performance faz o tráfego bem veloz a 85kts (160km/h).

Com velocidade de stol de 65kts (120km/h) não é para qualquer piloto e muito menos para pistas mal preparadas, mesmo com essa versão de trem fixo. Adorei o aviãozinho, ele é veloz, tem linhas lindas, bonito por dentro e bem econômico, se for para voar alto e voando a uns 400km/h com 40l/hora, é quase como um carro, faz 10km/litro.

Aqui ficam alguns dos hidroaviões

O avião "paquera"


Pousando na pista de Taxi em Oshkosh, a esquerda alguns dos milhares de aviões estacionados


O Fast Kit, já vem com muitas partes prontas, e existe a opção ainda de passar 2 semanas na fábrica, onde as asas são fechadas, bem como profundor, fuselagem, etc, e efetuados os testes de pressão, e mais outros detalhes. É possível por o pedido para um construtor profissional montar o avião, leva 6 meses aproximadamente. O painel vale a pena ser construído nos EUA também, veja o profissionalismo:

A precisão da fiação por trás do painel

O kit vem desta forma

29 julho 2007

MIKE BOA VIAGEM !!!!

Mike e Fernando decolaram cedo com seu ultrave rumo ao Norte, irão até o Canadá, para depois cruzar o Atlântico Norte, descendo pela Europa até a África do Sul. Não conseguimos nos despedir deles, uma pena, porque nosso onibus atrasou muito, acabamos indo de carona para a feira.


BOA SORTE para eles !!!


Taking the long way aroundBy Barbara A. Schmitz
Brazilian pilots Fernando Tavares and Mike Buser fly their MXP-740NV through South America, Mexico and into North America to visit EAA AirVenture Oshkosh. Photo by Dave Higdon
You could say Mike Buser and Fernando Tavares like to sightsee. How else could you explain their 16,500-mile, three-month trip to arrive at Oshkosh 2007?
"It’s a chance to get to know the world," said Buser, of Ubatuba, Brazil. "That’s why I learned to fly. We first started taking trips in our own backyard. Now we are changing our focus to other places."
The two left Brazil on April 29 in an MXP experimental single, flying south along the Brazilian coast to Argentina. They then did a 180-degree turn and traveled through Chile and Peru before they entered the western United States and headed to Seattle before turning east to Oshkosh.
Do they have a favorite place they’ve visited?
"Each place has its own beauty," Buser said. "What I like most is seeing nature. We have been across some beautiful places."
It’s also a chance to learn about different cultures, said Tavares, a five-year pilot from Sao Sebastiao, Brazil.
They said the aviation community has been helpful, courteous and open hearted throughout their travels. Their only problems have been weather-related and some occasional "fighting with authorities."
At AirVenture, they spent most of their time preparing for their three-month flight home. Buser said. They purchased survival suits and radios, and made sure their motor would take them back over the ocean.
The two departed Friday for the trip home, and plan on flying to Canada, Greenland, Iceland, the Faroe Islands, Scotland, and North Africa to Cape Town, arriving back in Brazil in late October. By the time they arrive home, they will have traveled between 35,000 and 40,000 miles, more miles than around the world.
Last year Buser flew 11,000 miles to Oshkosh in his ultralight Pelican; however, on the way home, it crashed in Ecuador and is now being repaired

ELETRONICA, RAPTOR, TRIMOTOR


O Martin ficou por conta de conseguir arrumar as peças da Glasair para resolver o problema do trem de pouso dianteiro. E também, atrás de Unison para resolver a ignição eletrônica, finalmente eles resolveram fornecer um magneto convencional, para o PT-ZMA poder voltar ao Brasil ainda este mês já que a versão eletrônica não está disponível. Tudo isso resolvido, espero que hoje ele consiga curtir mais um pouco o último dia da feira.
Por US$50 dá pra dar uma volta neste avião, um Ford Trimotor produzido 80 anos atrás !!! Ele sobe e desce o dia inteiro.

Ontem, sábado andei das 8:00 até as 18:00 perguntando muita coisa para os diversos fabricantes de eletrônica, e diversos outros. Um capítulo a parte aliás, vários fabricantes de "Efis" para aviões amadores, até os caros sistemas da Garmin, considerados os melhores do mercado. Ou seja hoje dá pra voar um avião pequeno com instrumentos parecidos com os dos Boeings, os preços variam conforme o bolso do freguês.






Parece ser consenso que o ranking dos fornecedores de sistemas eletrônicos para motor:
1. Electronic International (o melhor longe)
2. Advanced Flight
3. GRT
4. Dynon
Para Efis com preços viáveis:
1. Advanced Electronics
2. GRT
3. Dynon (only VFR)

Para quem pode as melhores marcas: Garmin, Avedyne, OP, Chelton

A sensação de uma criança entrando numa loja de brinquedos é a mesma que temos por aqui, é muito difícil não sair carregado de sacolas com os mais diversos instrumentos, livros e badulaques de aviação em geral. A sorte que iremos ainda viajar muito, e por isso não dá para sair carregado. Concentrei apenas nos ítens que já havia resolvido comprar antes, a famosa lista para não submergir as tentações. O tempo finalmente ficou maravilhoso, céu azul.
O F22-Raptor fez um show fantástico, o barulho desse que é considerado um dos jatos mais modernos do mundo é impressionante, ver ele quase parado na vertical, WOW. Todos param para olhar, mesmo porque o barulho dá para sentir dentro do estômago.


Sim, houve um terrível acidente entre 2 Mustangs que se chocaram no pousou infelizmente o piloto do avião de trás não sobreviveu. Eles haviam terminado o show aéreo.

Falta falar do acontecimento do dia, FIZ UM VÔO DE LANÇAIR II LEGACY !!!!