21 julho 2007

Santa Lucia

Decolamos rumo ao Caribe, e o tempo ... Bem estava meio chuvoso, e fomos aos poucos para o litoral, atravessamos centenas de campos de arroz, também com a chuva constante de lá... Em cima do mar ficou patente a diferença, acabaram as temíveis nuvens de chuva, sendo que no continente enormes CBs se formavam.

Finalmente o Caribe !!!!

Tecnicalidades
Como a temperatura do motor (CHT – temperatura da Cabeça do Cilindro) ficou mais alta depois da “regulagem” do magneto fomos subindo aos poucos, para não causar problemas no nosso motorzinho. Algumas flutuações no CHT nos deixaram um pouco preocupados, mas tudo sempre nos parâmetros aceitáveis. Também o “Fuel Flow” está um pouco baixo, mesmo com a bomba elétrica ligada, talvez problema no instrumento ?
O alívio de entrar no Caribe foi enorme, quando avistamos Trindad, foi uma ótima sensação, deixando para trás o tempo ruim. Resolvemos esticar, em vez de pousar em Grenada, fomos para Santa Lucia. Chegamos um pouco altos, e acabamos passando a final da pista, demos uma volta e blupt, pousamos no aeroporto da cidade (Castries). Tudo rápido e fácil, fomos atrás de um técnico para nos ajudar no rádio, porém sábado a tarde meio difícil. Deixamos o avião do lado da oficina no extremo W da pista, o dono estará lá as 7:00 de Domingo, que bom para nós !!!


Na final do pequeno aeroporto de Castries (Sta Lucia)

Bom, aqui eu cometi uma varaaaaaaaaaaaaaaaaada, não olhei direito no nosso livro de aeroportos do Caribe, e pimba, não tem gasolina de avião na ilha inteira, apenas querosene para os aviões maiores.

Após ter sido açoitado pelo Martin, minhas costas ficaram um pouco judiadas. Mas já vimos que existe um "jeitinho" para conseguir os 110 litros de gasolina que precisamos, se não der, temos Martinique a 60km daqui, é um vôo bem curtinho, totalmente possível.

Conseguimos um hotel decente, depois de várias voltas com o Táxi, tem internet no quarto, cama grande, bom padrão finalmente. Aliás tem um grupo de adolescentes Ingleses, time de Cricket do colégio Colton, fazendo a maior zona na piscina, mas agora as 22:00 desligaram o som da piscina. No Mall atrás do hotel achamos um supermercado moderno e decente, compramos os mantimentos para amanhã, pois será farofa total (ta bom “pic-nic”), já que sairemos do hotel as 06:30 antes do café da manhã, e almoçar nunca dá tempo. Ex colônia Inglesa, dirigem com mão inglesa, e falam Patois (mistura de Francês com creole) além da língua britânica que é a oficial.

Bye bye Caiena !!!!

Bebemos Champagne Francesa para comemorar nossa saída ! Era de uma marca meio mixuruca que nunca ouvi falar, mas como só conheço a Moet Chandon e Veuve Clicqot (esta de nome apenas), não sou o melhor parâmetro. Mas o que valeu mesmo foi estar aliviado de conseguir sair da Guiana.
Sábado a 7:00 passou no nosso pequeno hotel em Matoury nosso já amigo do Aeroclube, o volovelista Francês, e rumamos para Rochembeau, o nome oficial do aeroporto. Martin tentou arrumar o headset do copiloto ( o meu !!) que deixou de funcionar misteriosamente após 1 semana de repouso. Até mesmo o headset do lado esquerdo apenas funciona com um ouvido, mais um desafio para nós.
A meteorologia bacana, tudo bom, fiz pela quarta vez o mesmo plano de vôo, acho que já tenho tudo decorado, SYCJ, SOOO, SJMP, etc etc etc ... E acho que nem o pessoal da Meteorologia nem da sala AIS (plano de vôo) acreditava que iríamos sair. Brummmmmmmm, o avião pegou !!!! Eu no silêncio total, pois não escutava nada do rádio, então fui curtindo a paisagem. Decolamos as 08:30 da manhã rumo a Georgetown. Muita floresta Amazônica até a divisa com Suriname, onde alguns descampados tomam lugar da floresta. Voamos direto, sem ir para o litoral, desviando de algumas pequenas chuvas, mas ainda sem os famosos CBs equatoriais, era muito cedo.
Confesso que no começo do vôo estava um pouco tenso, escutando barulhos estranhos do motor, provavelmente frutos da minha fértil imaginação, pois os parâmetros estavam bons. Até a foto do parafuso “dzu” esquecido, aumentaram um pouco minha apreenssão. Mas aos poucos fui retomando a confiança no nosso aparelhinho voador.

No pouso de Georgetown o tempo piorou um pouco, com mais chuvas em volta, inauguramos um novo tipo de pouso no Glasair, mas isso o Martin vai contar melhor.

Pouso em Georgetown

Passei na frente de toda a fila da imigração (tipo Guarulhos...), declarando que era piloto, bom não ???? Andei uns 500m debaixo do maior sol para a Torre de Controle fazer o plano. E já deu pra sentir como o país não gosta de turistas, vários “guardas” dormindo nas guaritas, portões entreabertos, enfim um republiqueta total.
Na Torre, fiz o plano de vôo, enquanto ficavam procurando o tipo da nossa aeronave na tabela de taxas de pouso, fui na sala ao lado. Pedi a foto de satélite, e a menina foi super simpática, mas não tem recursos algum, entrou no site da NASA pelo Yahoo, e mostrou a foto para mim !!!! Que saudades do Sistema de Meteorologia Francês com seus super computadores, imagens, etc...

A meteorologista de Timehri (Georgetown)

Derrepente chega o Martin esbaforido, puxa tive que vir até aqui, não deixaram abastecer, o lugar que estacionamos não permitem, etc etc... Depois de pagar US$44 de taxa de pouso, voltamos para a pista e caiu uma chuva de verão, esperamos por 15min, abastecemos o avião com AVGAS a US$1.20 o litro, a gasolina mais barata da viagem ! O mais estranho que de tudo é que ninguém abriu um sorriso para nós ou sequer foi gentil, bem diferente do Brasil, é o culto ao “desserviço”, ou revolta, ou sei lá, racismo contra os brancos ou contra os pilotos, será ? Bom no final conseguimos em pouco menos de 2h se mandar de Georgetown.

Martin na Guiana


Plantações de Arroz sem fim na Guiana, um dos maiores produtores mundiais, também só chove !!!

Caiena ADIOS !!!! Ultimas fotos

O famoso hotel "Amazonia" onde ficamos muiiitos dias em Caiena


Kalim, o mecânico do aeroclube, e a "Caixa Preta" que nova recém chegada de FEDEX dos EUA, levou 5 dias, cadê o next day delivery ???



Nos ajudstes do motor todos escutando o ronco do motor

Ajustando o Magneto sem o sincronizador, que a Lasar "esqueceu"
de enviar para nós

Finalmente as 18:#0 taxiando com o avião, no teste

Turma de estudantes da escola local que foi levada em 4 aviões do aeroclube para o interior (Saul) a 180km, para conhecer um pouco o interior do território e também promover o vôo com aviões pequenos.

20 julho 2007

Agora Vamos YESSSSSSS

Depois de passar o dia todo, finalmente Kalim conseguiu regular o magneto direito, o avião parou de tossir. Não deu tempo de fazer o voo de experiencia, mas testamos bem o motor, tudo redondinho. A meteorologia parece boa, tentaremos chegar em Grenada ou auem sabe um pouco mais pra frente no Caribe.
Oshkosh que nos aguarde, mesmo atrasados ainda iremos tentar.
Como estamos num hotel perto do aeroporto na zona rural estou usando o incriivel teclado Frances, bem diferente do nosso padrão.
Voilà, hoje Champagne e dormir cedo pra decolar amanhã as 8:00, nem acreditarão no meu plano de voo, serà o quarto ... todos jà nos conhecem ... da Gendarmerie (Policia) até os meteorologistas.
Voilà, vive la France, mas agora deu ...

19 julho 2007

Nossa situação ...


Quem sabe nesta sexta feira voltamos a voar !!!! A centralina (caixa eletrônica que controle a injeção) deve ser entregue, esperamos que seja apenas este o problema. Senão iremos de Airbus para os EUA.

Acidente da TAM - CORRUPÇÃO ? ? ?

Estava no MSN quando escutei do acidente, saiu no mundo todo... Esse artigo enviado por email, reflete a revolta profunda que sinto.

Escrito pelo Juca da Frequência Livre.

Procura-se um homem

Procura-se um Homem! Apenas digno.
Um homem que estabeleça uma nova ordem e impeça a matança desenfreada que vai dizimando famílias e destroçando corpos indefesos. Um homem que tenha coragem de combater os cartéis e retomar o controle da mais insana condição de anarquia estabelecida na aviação brasileira. Um homem que diga NÃO publicamente aos canalhas seduzidos pela aguardente da facilitação. Um homem que enfrente a corrupção da alma e não permita que “a força da grana que destrói coisas belas” sobrepuja a segurança de um povo indignado quando vivo e esquecido rapidamente depois de morto. Procura-se um homem que publicamente se dispa de sua farda ou se vista de uma farda, mas que ponha fim a esse holocausto aéreo que aguarda a próxima tragédia.
Procura-se um homem que puna, que demita, que honre sua pátria, que tenha e defenda seus princípios, que estabeleça uma mesa, que bata nessa mesa e que a vire sobre os corpos dos que deveriam pagar por isso.
Procura-se um homem de ranhuras na testa, que exija ranhuras na pista de Congonhas, que obrigue ranhuras no semblante dos culpados impunes pela nossa passividade.
Somos responsáveis. Miseráveis responsáveis que a tudo assistimos sem nos dar conta da conta que os nossos filhos terão de saldar se sobreviverem para tanto.
Procura-se um homem de palavra! Que faça tudo pela palavra, pois tudo está na palavra. Uma idéia inteira muda porque uma palavra mudou de lugar. Esse homem não necessitaria ter músculos aparentes, e sim idéias que prevaleçam sobre os exploradores inescrupulosos em desabalado frenesi pela locupletação.
A INFRAERO deveria ser lacrada com lápide de mármore aproveitando-se da produção ininterrupta de lápides de mármore. Os que choram hipocritamente pelos mortos alheios não deveriam pensar como esse homem que procuramos, pois o homem que procuramos não se exime de culpa e não se esconde na solidariedade fácil.
Procura-se um prefeito, um governador e um presidente de uma república!
Procura-se um juiz, um juizado, um camelô, um desavisado gigolô que não negocie vidas.
Nunca na história deste País se roubou tanto! Nunca na história deste País as instituições foram tão arranhadas e degradadas pelo descaso. Esse homem que procuramos talvez não exista. Esse País que imaginamos talvez também não exista, mas alguém vai ter de contar essa história aos sobreviventes, e, por isso, necessitamos desse homem.
Os aeroportos ficaram saturados repentinamente. As pistas de pouso encurtaram de tamanho como num passe de mágica. A densidade atmosférica foi alterada e a temperatura global aumentada de maneira tão significativa que interferiu na performance das aeronaves. Os passageiros triplicaram suas caras, e as bagagens seus volumes. As obras de ampliação do sistema priorizaram o embarque de pessoas e não se preocuparam com o desembarque dessas pessoas. Os urubus ao redor dos aeroportos se proliferaram diante da bosta exposta, como também as favelas, os edifícios, os condomínios e os postos de combustíveis. Os controladores de vôo se rebelaram por falta de um homem que os defendesse diante da tragédia na Selva Amazônica, a qual vitimou outra centena e meia de pessoas.
A solução vai depender da criteriosa escolha desse homem, que pode não aceitar por causa da lamacenta situação desse holocausto aéreo.
É possível que esse homem tenha figurado na lista de vítimas de uma recente tragédia aérea... por falta desse mesmo homem!
Eita País ruim de se viver!
Juca

Cayenne Forever

O mais engraçado foi um amigo que me chamou no MSN e perguntou se compre um Porshe Cayenne, pois leu no MSN este título acima. Completamos 1 semana nesta cidade, e esgotamos todas as possibilidades de passar o tempo. Fizemos um verdadeiro programa de índio (em todos sentidos !!!) passeamos num rio pequeno com uma canoa, vimos de perto a Floresta, até um macaquinho (amestrado ? ) fez o show dele de pular de uma árvore para outra, mas o que valeu mesmo foi ser encharcado até a medula por uma chuvarada enorme.
Antes da chuva...
E depois esquentar-se com uma certa bebida com apenas 50% de teor alcoólico, além de ficarmos parados por um bom tempo.
Já visitar as ilhas com um barco maior, foi um programa bem mais interessante. Caiena tem uma aparência de cidade pobre, que é mesmo, mas encontramos vários restaurantes bons, além de papelarias de nível Francês, patisseries e dezenas de lojas de chineses, que dominam os mercadinhos locais. Ou seja tem os cantos bons da cidade, tem que ter um pouco de paciência para descobrir.
A noite é estranha, pouca gente na rua, apenas militares franceses passeando um pouco, mas em pequena quantidade. Sim existem pedintes na rua, mas não são agressivos. A maior parte da população local é descendente dos escravos. Numa noite quando pegamos o finalzinho de num show de calouros na praça principal, me senti um pouco intimidado, mas ninguém deu a menor bola apesar de sermos praticamente os únicos brancos do pedaço.

Muita gente dirige carros tipo Mercedes ultimo tipo, camionetes grandes, parece que querem mostra-se. Mas algo não bate, de onde vem o dinheiro ? Enfim, é a vontade Sul Americana do "show off" automotivo mesmo, fácil onde a maioria vive de empregos públicos (da França) ou de pensões diretamente pagas pelos contribuintes Europeus. . .

No jantar com os espanhóis e o Presidente do Aeroclube da Guiana

GUIANA FRANCESA

O que nós Brasileiros sabemos sobre a Guiana Francesa é quase o mesmo que sabemos sobre o Malawi, sendo que o primeiro faz fronteira com o Brasil. Estima-se em mais de 10% da população de 220.000 habitantes esteja ilegal no país, sendo grande parte formada por brasileiros vindos do Norte do nosso país. Para não ler o livro de história, que qualquer um pode acessar pela internet, talvez seja melhor ir direto para as minha impressões.

É um território Francês que é sustentado pela França, a grande indústria histórica eram as prisões, com alguns famosos que foram encarcerados. Um sistema parecido com nosso antigo Carandiru funcionava na Guiana, com colônias penais espalhadas pelo território.
Já por ocasião da Revolução Francesa, enviaram 3 centenas de prisioneiros políticos e religiosos que se recusaram a fazer o juramento de obediência a nova Constituição. Mas o sistema penitenciário Francês começou a funcionar pra valer a partir de 1852, quando esvaziaram as prisões de Brest, Marselha e outras cidades portuárias Francesas. A maioria dos presos morria por doenças tropicais, loucura e más condições de higiene. Eram forçados a trabalhar mas as condições eram muito ruins.

O preso mais famoso foi o espião Austríaco Dreyfus, colocado em solitária por vários anos. Visitamos o complexo das “Iles du Salut” composto por 3 ilhas, com várias ruínas das antigas instalações prisionais. As casas dos Diretores e guardas, reformadas naturalmente, podem ser alugadas por dia ou por semana, encontramos várias famílias passando férias por aqui. Henry Charriere, famoso pelo livro Papillon (borboleta em Francês) passou parte do tempo dele em outra colônia penal , mais próxima a Caiena.

Hoje o principal motor econômico é a base espacial de Korou. É o centro de lançamento dos foguetes do programa espacial Europeu que tem como propulsor os famosos foguetes Ariane 5. Recentemente construíram instalações para lançar satélites usando os foguetes russos Soyuz. Quero um dia vir aqui ver ao vivo e a cores um lançamento, enquanto não dá, tem um museu médiozinho, e também um tour pela base espacial, que não fizemos, porque tem que ser feita a reserva no dia anterior, etc etc. et all.

Preso atual mostrando suas plumas !

17 julho 2007

Deutsch 3

Cayenne, 17.07.2007


Gestern hatten wir gehofft, dass der eingeflogene Techniker schnell unser Problem erkennen und loesen wuerde; leider hat sich das nicht bestaetigt. Ohne viel zu untersuchen war er der Meinung, dass der linke Magnet, der fuer den Anlasser zustaendig ist, kaputt sei. Wie er sagte, habe er zufaellig einen neuen Magneten auf Lager...... Ich war von Anfang an der Meinung, dass es sich um ein Problem der Elektronik handeln muesse, da ich waehrend des letzten Fluges keinen Abfall der Drehzahl bemerkte und auf der anderen Seite wir hier eine sehr hohe Luftfeuchtigkeit haben. Nach langem hin und her, vielen Telefongespraechen mit dem Motorenhersteller Lycoming und dem Hersteller der Zuendelektronik Unison-LASAR in den USA, waren alle der Meinung, dass die Zuendelektkronik, aus welchem Grund auch immer, versagt. Also bestellte ich uebers Internet eine neue LASAR Zuendanlage, die in wenigen Tagen hier sein sollte.
Heute sind wirs locker angegangen und haben einen Kanuausflug auf einem Fluss in den Urwald gemacht. Der hiesige Urwald scheint dichter als der brasilianische zu sein, da offensichtlich hier noch weniger abgeholzt wird als in Brasilien. Den Unterschied kann man besonders gut aus einem kleinen Flugzeu erkennen. Wie erwartet, hat uns ein starker Tropenregen erwicht und voellig durchnaesst.
Morgen segeln wir mit einem Katamaran zur "Papillon" Insel; ich will mal schauen, ob der Typ wirklich keine Klimaanlage in seiner Zelle hatte, wie er im Buch behauptet......
Trotz des unerwarteten Rueckschlages sind wir frohen Mutes und zuversichtlich, dass wir rechtzeitig bis zum Beginn in Oshkosh ankommen werden.

Herzlichst, Martin

Cayenne Forever

Fomos passear um pouco hoje, a peça deve chegar amanhã no final da tarde esperamos sair daqui na quinta feira... vamos torcer para dar certo, e não termos mais pane alguma.
O site está com mais de 2000 acessos, wow, nunca pensei que fosse ser lido por tanta gente. Gostaria de agradecer a todos as mensagens de apoio enviadas !
Poster para incentivar o pessoal jovem a voar, feito pela Federação de Vôo Francesa.
Pessoal do Aeroclube de Cayenne
Enquanto mostravam o Tour de France na TV, o Brasil estraçalhava a Argentina, e as bicicletas na TV ...

Um pouco da história da Guiana, o mais incrível foi a abolição da escravidão por 2 vezes ...

16 julho 2007

Caiena - Fotos

Camelando no aeroporto de Caiena, levando o avião para oficina


Algumas fotos das ruas de Caiena, parece que ficaremos aqui vários dias. Pois o controlador eletrônico do motor pifou, e um novo será enviado dos EUA. Então no mínimo mais uns 2-3 dias, dependemos da FEDEX. Apesar de ter vôo diário a Paris (Boeing 777 !), dos outros cantos do mundo as conexões são mais limitadas. Mudamos para um hotel um pouco melhor, e quem sabe amanhã um pouco de turismo.


Salão de beleza em Caiena




Foto dominical, saindo da Igreja Evangélica

15 julho 2007

Caiena - Cayenne - Terra de Papillon

Continuamos na terra de Papillon, sim porque o famoso presidiário ficou na ilha do Diabo apenas algumas dezenas de quilômetros daqui, li este livro muitos anos atrás e recomendo. Nesta cidade não há muito que fazer, tentei arduamente achar um programa interessante, mas não deu. A base espacial fica a 120km, e domingo está tudo meio fechado. As praias da cidade são inexistentes, a mais perto fica a 25km, não me animei. Caminhando pela cidade percebe-se que ela é pobre e mal cuidada, por outro lado os prédios públicos são muito bem conservados. Aliás quase ninguém na rua, também com o calor danado daqui, a camiseta fica ensopada rapidamente. Até a noite de sábado estava absolutamente calma, com militares (cabeças raspadas) vindo tomar umas e outras e mais nada. Me senti um pouco como nos livros de Hemingway, numa cidadezinha quentíssima (38 graus hoje) e muito úmida. Pelo menos o hotel é limpo e correto, com um bom ar-condicionado.

Comemos 3x no mesmo restaurante, já que não achamos outras opções de boa qualidade. Muita gente por aqui arranha no Português, talvez pelo grande número de brasileiros que vive por aqui e a proximidade dos 2 países.

Sobre a pane do avião, Martin conversou com Honorato, que deu algumas sugestões de como detectar o problema elétrico que tivemos. Amanhã iremos as 7 da manhã para o aeroporto tentar resolver o problema com o mecânico, e prosseguir para Georgetown.

Deutsch - 2 Cayenne, 15.07.2007

Cayenne, 15.07.2007

Heute ist Sonntag und wir sind immer noch hier. Gestern sassen wir bereits im Flugzeug und hatten Startfreigabe, als der Motor um nichts in der Welt anspringen wollte. Zu keinem Zeitpunkt hat der Motor auch nur ein Anzeichen von einem Problem gezeigt, stets lief er zuverlassig wie ein Uhrwerk und wie aus heiterem Himmel streikt er ploetzlich und unerwartet. Der Anlasser dreht den Motor ganz normal durch, nur zuendet er nicht! Wir baten Techniker des hiesigen Aeroclubes um Hilfe, doch konnten auch sie auf Anhieb keinen Fehler entdecken. Am Montag kommt ein Motorenspezialist aus 250 km Entfernung eingeflogen – so ist das hier am Ende der Welt – um uns weiterzuhelfen. Ich habe heute mit einem Techniker in Sao Paulo telefoniert und wir beide sind der Meinung, dass es ein Problem der Elektronik sein koennte, vielleicht sogar ein ganz simples. Der Motor hat gestern bis zum Abstellen ganz normal funktioniert und kein Anzeichen eines Problemes erkennen lassen, was die ganze Geschichte noch unverstaendlicher macht. Ich habe vergessen zu erwaehnen, dass es in der Nacht von Vorgestern auf Gestern sehr viel geregnet hat, moeglicherweise spielt auch die hohe Luftfeuchtigkeit hier eine Rolle.
Wir sind zuversichtlich, dass diese Panne behoben wird und dass wir noch morgen bis Georgetown fliegen koennen – schau ma mal.
Cayenne ist alt, verfallen und schmutzig, das Klima ist heiss (heute 38 C) und feucht, es regenet viel und stark. Man verspuert nicht den Wunsch, hier laenger zu bleiben.
Herzlichst,Martin