13 julho 2007

Marabá - Macapá (dia 2)



Meteorologia enrolada próximo a Macapá

Em Marabá tudo foi rápido, nas simpática sala AIS, a simpática Eliana tirou imprimiu os Metars e TAFs (informações meteorológicas) além de disponibilizar o computador para visualizar a foto de satélite. Como já havia observado na noite anterior em Palmas, uma grande área de forte nebulosidade rondava os arredores de Macapá, nosso destino do dia. Também o Metar mostrava teto de 1500ft com nuvens esparsas, além de CBs isolados na região. Tudo isso veio a se confirmar posteriormente durante o vôo. Na decolagem a linda vista do Rio Araguaia, e seus bancos de areia. Também avistamos a gigantesca represa de Tucuruí, com mais de 150km de extensão, e apenas 15km de largura (média) é bem esparramada e cheia de árvores mortas na água, que mais parecem palitos espetados no meio d’água. Um desastre ecológico amplamento noticiado na época da formação do lago. A pista de Tucuruí estava debaixo de chuva, e não conseguimos avistá-la. Voamos sempre um pouco a direita da rota, praticamente em cima do rio Tucuruí. Também neste trecho demos adeus ao bom tempo. Ilhotas no Araguaia
Passamos ao lado de vários CBs grandes alguns com suas grandes paredes de chuva. Tivemos que descer do confortável nível de vôo 075 (7.500ft), para 1000ft acima do solo por algumas vezes, para evitar entrar na nuvens. Fomos “ziguezagueando” entre as chuvas isoladas. Elas não estavam muito próximas, mas sempre havia uma grande “parede” a nossa esquerda. Após termos cruzado mais um grande rio o Pará, no través de Breves, pista no meio da floresta estávamos praticamente na proa de Belém.
Nesta região voamos em média a 3.000ft , por várias vezes tentamos voar mais alto, mas sempre trombamos com nuves que nos obrigaram a descer.
Vale salientar que ao Norte de Marabá a vegetação transforma-se rapidamente para mata fechada. Novamente tivemos companhia dos grandes rios, notadamente o Araguaia e o Tocantins. Imagino que na época “pré-GPS” eles eram a única forma de orientação, pois o tapete verde abaixo é extremamente homogêneo.
Voando baixo
Mas ainda hoje voar em cima dos rios nos passa uma certa paz, pois sempre existem os bancos de areia... além de quebrar a monotonia da floresta. O vôo a baixa altura apesar de ser lindo, pois conseguimos observar até a variação dos tipos de árvores, não é o mais agradável, preferimos voar bem mais alto. Avistamos aldeias indígenas e também madereiros a beira do rio. A umidade das árvores também gera muita umidade baixa, que por vezes formava tapetes brancos de 2/8 a 4/8, a 500ft do solo. Neste vôo subimos sempre que pudemos, para maior segurança, para logo em seguida descer a 1000/2000ft (pés) do solo, para não entrar na nuvens. Ficamos em alguns momentos com dúvida se iríamos conseguir chegar a Macapá, a proa de Belém parecia um pouco mais limpa.

Voando MUITO baixo, uma madereira no meio da floresta

Como não somos pilotos profissionais, e sim domingueiros (com muito ORGULHO) um pouco mais ousados, foi totalmente vantajoso voarmos em dupla. Desde os bons momentos para tirar fotos, até as decisões em conjunto na escolha do melhor caminho nos momentos de tempo ruim, é uma grande ajuda estar em 2 a bordo.

Às 15:30 estávamos próximos a SBMQ avistando o rio Amazonas, uma visão muito emocionante neste trajeto. Interrompemos a descida, pois a imensidão do rio é bem intimidadora., até subimos um pouco para 3.500 ft, para nos sentirmos mais seguros. Felizmente o tempo estava um pouco mais aberto na região do aeroporto, contrário ao METAR inicial que havíamos recebido em Palmas.

Antes de atravessar o Rio Amazonas

Fomos para o hotel Caesar Park, que ingênuamente pensávamos fazer parte da rede homônima, porém era um hotel ultra simples, que não passou pelo crivo, decidimos ficar no terceiro hotel visitado, o Macapá hotel, que fica na beira do Rio Amazonas. Veio logo a chuva da tarde. A excelente peixada num restaurante a beira do rio encerrou esta etapa.


Moi on board

Um comentário:

Paulo Milko disse...

A foto ficou boa, mas o chapeu... .
Veio do sertao Cearense?