Palmas - Marabá (dia 2)
Saímos um pouco atrasados do hotel, mas o dia parecia bem tranqüilo, o ar seco de Palmas mostrava um céu totalmente desprovido de nuvens. A mais
nova Capital de um Estado Brasileiro, foi planejada e construída 15-20 anos atrás, lembro que quando passei com o PT-PMI, Ximango, em 1992, aterrisei em Porto Nacional, Palmas vista por cima era um enorme canteiro de obras. A cidade de 220.000 hab, tem um aeroporto que fica a 20km da cidade, plantado no meio do cerrado. A burocracia na ultramoderna sala AIS foi rápida, porém, o plano de vôo tinha que ser feito no computador, para que ? Levou mais tempo, e uma funcionária do Infraero foi destacada para preencher o formulário, que nós fazemos preenchemos nos outros lugares sozinhos.

Saímos um pouco atrasados do hotel, mas o dia parecia bem tranqüilo, o ar seco de Palmas mostrava um céu totalmente desprovido de nuvens. A mais nova Capital de um Estado Brasileiro, foi planejada e construída 15-20
anos atrás, lembro que quando passei com o PT-PMI, Ximango, em 1992, aterrisei em Porto Nacional, Palmas vista por cima era um enorme canteiro de obras. A cidade de 220.000 hab, tem um aeroporto que fica a 20km da cidade, plantado no meio do cerrado.
A burocracia na ultramoderna sala AIS foi rápida, porém, o plano de vôo tinha que ser feito no computador, para que ? Levou mais tempo, e uma funcionária do Infraero foi destacada para preencher o formulário, que nós fazemos preenchemos nos outros lugares sozinhos.

A burocracia na ultramoderna sala AIS foi rápida, porém, o plano de vôo tinha que ser feito no computador, para que ? Levou mais tempo, e uma funcionária do Infraero foi destacada para preencher o formulário, que nós fazemos preenchemos nos outros lugares sozinhos.

Bancos de areia do rio Tucuruí ou Pará ?
A decolagem foi tranqüila com leve vento lateral, o asfalto novo não causou o efeito da trepidação na triquilha (ou bequilha ?) dianteira, que foi observada na rugosa pista de Goiânia. Rumo norte cobrimos com relativa facilidade a distância de 550km. Interessante observar que nesta região predominam os campos com poucos

O PT-ZMA voa muito redondo, ou seja o motor está totalmente harmonioso, tem apenas 100+ horas de vôo, praticamente novo para um motor Lycoming de 180hP. No painel o avião possui um sistema eletrônico de monitoramento das temperaturas do motor, EGT e CHT. Por outro lado, por ser um avião veloz, ele tem que ser “pilotado” o tempo todo, qualquer desvio de atenção, como mexer no moving map ou tirar fotos, o avião engrena para um dos lados e sobe ou desce rapidamente. Ele tem uma tendência para esquerda, talvez aliada ao torque do motor em conjunto com mais bagagem que levamos no lado esquerdo, isso obriga a um leve pressão do manche para a direita o tempo todo. Já o leme praticamente não é usado, voando em cruzeiro e mesm

Nosso pouso em Marabá foi precedido de cumulus de bom tempo, tempo bem ensolarado, a camada de inversão, que estava a 7.500ft próximo a Palmas desceu substancialmente próximo a Marabá, talvez devido a maior umidade do rio e do aumento progressivo de vegetação mais úmida bem diferente do cerrado sequíssimo da região de Goiânia ao norte Palmas.

Martin na pilotagem !

Simpática funcionária da rádio Marabá, Eliana, eficiente fazia tudo sozinha, rádio, plano de vôo e meteoro, como deveria ser em todos lugares
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