11 julho 2007

O Pouso Noturno em Palmas

Nossa decolagem tardia em São Paulo impôs certa pressa em cima de nós. Ficamos no solo apenas 40”, enquanto Martin abastecia o avião fui preencher o plano de vôo e verificar a meteorologia. Decolamos ao redor das 16:00, com mais 10 litros de gasolina no tanque do nariz, o avião pareceu bem mais dócil. Aproamos direto Palmas, a navegação foi muito mais simples, a única pista alternativa é Porto Nacional, que fica a apenas 10min de vôo ao sul de Palmas. O Controle Anápolis foi extremamente sossegado, mesmo sendo a base militar mais próxima a Brasília, teoricamente a mais sujeita as confusões do tráfego aéreo Brasileiro. Após sair da Terminal, passamos para a freqüência livre, voamos bem sossegados novamente bem alto.

O solo entre Goiânia e Palmas fica bem ondulado... Já próximo a Barragem Serra da Mesa o solo fica bem inóspito. A beleza do Rio Tocantins é bem contagiante , como pode ser vista na foto abaixo. Eis que começamos a calcular o horário de chegado com o por do sol, e não batia o cálculo, na pressa em decolar, não fizemos as contas corretamente. Resultado ? Pouso noturno em Palmas... Aí fiz a fatídica pergunta,
- Martin cadê a lanterna ?
- Ah tudo bom, a lanterna está no avião, só que na caixa de ferramentas, que estava na parte mais funda do nosso bagageiro, debaixo do tampo .... (inalcançável)
- E as luzes de painel ?
- Ahh, era mais um peso inútil para o avião, como nunca voaremos a noite, tirei do avião na semana passada, nunca pensei que iria usar, já que a idéia é voar apenas de dia. Murphy Law rules !!!!
Na entrada da Terminal Palmas, chamei o controle, informando que iríamos pousar Visual Noturno, não havia alternativa, pois mesmo em Alta Floresta iríamos chegar 5 min depois do por do sol, apesar da luz natural ainda viabilizar o pouso, com certeza seríamos multados.

Foi um por do sol SENSACIONAL em cima do majestoso rio Tocantins, ligamos todas as luzes externas do avião, diminuímos a luz do “moving map” do painel, revimos todos os dados da pista, ainda com luz. A Torre autorizou perna do vento pela direita, e assim fizemos uma longuíssima reta final já no lusco fusco, ou seja estava bem escuro, mas ainda dava para ver o chão, não estava totalmente escuro.

Foi O PRIMEIRO POUSO NOTURNO DO GLASAIR, foi LINDO, Martin fez um excelente pouso, até tentou usar o VASIS para fazer a rampa perfeita. Fomo para a Pousada dos Girassóis. Avenida enorrrrrrrrrrrrme de 20km com pista dupla (ou tripla) do aeroporto para a cidade... vazia, aqui pelo menos não tem os congestionamentos de SP.

Na reta final em Palmas com aeroporto todo iluminado, as 18:30, 25 minutos após o por do sol

Uuuufa, 1500km voados no dia, 2 pernas, decolando as 11:50 da manhã, nada mal !!!

Pequeno vídeo do vôo perto do por do sol


9 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre, suas narrativas são contagiantes!
Estou indo junto.
Sucesso,
Lu

Anônimo disse...

Parabens pela viagem!
Voces estão realizando um sonho que 100% de nós pilotos tem!!
Estamos acompanhando por aqui!

Abraço!
Rodolfo Kirchner
Equipe Brazi Air Fair

Anônimo disse...

Bin jetzt zum ersten Mal auf deiner Seite, muss mich erst noch durchwühlen. Aber Hals- und Beinbruch wünsche ich Euch beiden.

Grüße auch von Susi und den Jungs

Thomas

Rohrbach, Deutschland

Anônimo disse...

Ê,Thomas. Você, como sempre, relatando muito bem. A gente viaja junto, mesmo!
Bom saber que já estão em Palmas.
Na terça, já quase meia-noite, senti a virada do vento, o ar frio entrando pela janela da sala. Pensei: é ela! Droga...a frente fria. Mas realmente achei que não ir ter problema com teto, porque estava muito seco. Errei. Saindo de casa para trabalhar,umas 6 horas, via aquela "estrataiada" rs, baixando, baixando. Frio. Aí, não tinha mais dúvida. Vão ficar no chão mais tempo do que imaginei. Olhava o metar do Campo de Marte e só baixo, baixo.
Você nem imagina como torci para que ela atrasasse um pouco.
O Amapá tá pesado...
Boa sorte para vocês.
bj Jo

Anônimo disse...

Martin/Thomas
Parabéns pela iniciativa de fazer o Blog. Vamos ficar acompanhando essa sua aventura. Coloque bastante informação para que possamos viajar juntos.
Façam bom vôo. Sucesso!
Graciano e Neusa

Anônimo disse...

Olá Thomas.....

Muito emocionante a forma como expressa suas visões, e as descreve em palavras, vou acompanhar toda a viagem prometo. Ah e não esquece meu presente rsrsrsr.

Abraços

Thiago Ramos

Anônimo disse...

Thommas,
Enquanto estive lendo o que vc escreveu me senti sentado na asa do avião... Muito bom, muito bom mesmo!
Parabéns!

E curta bastante esta aventura!

[]'s
Ricky

Paulo Milko disse...

Nao consegui abrir o video!

Anônimo disse...

Parabéns Martin,
Estou feliz por você estar realizando esse seu sonho e tbém por ter encontrado este companheiro de voo tão versátil! Boa sorte!
Arary