11 julho 2007

São Paulo - Goiânia

Após apenas 4 horas dormidas, fui para o Campo de Marte, zona Norte de São Paulo, para o início desta nova viagem. Preocupação para não esquecer todos os detalhes. Honorato e Marcos Penteado já estavam no bar do aeroclube se esquentando com um chocolate quente. Depois de 3 semanas de sol ininterrupto, amanhacera meio nublado claros sinais de mudança de tempo.

Martin e Marjorie aguardando o tempo melhorar em São Paulo

A frente fria que estava ocluída (parada) resolveu andar um pouco. Eu tirei uma jaqueta do armário na última hora, e com shorts, passei frio no aeroclube, que diferença da manhã anterior ! Fomos a sala de tráfego do Campo de Marte, e o meteologista nos brindou com a notícia que o aeroporto estava fechado Visual, e nem iria abrir no dia. Ele falou isso com tanta segurança, que confesso que achei que ele devia "ser de contra". Voltamos mais 3x para a sala AIS, e a mesma coisa... o campo está fechado. Na terceira vez, o Penteado já havia ligado para a TWR que informara que as decolagens visuais já estavam autorizadas, mas na sala de tráfego o meteorologista continuava negando tudo, ou seja do contra mesmo.

Minutos antes da partida

Entregamos o plano de vôo e nos mandamos para o avião, depois de mais alguns minutos, despedidas rápidas, Martin iniciou o taxi (movimento do avião) para cabeceira da pista, as 11:50 decolamos debaixo de um cinzento e típico céu paulistano.

A decolagem foi pesada, estávamos com o peso máximo de decolagem do avião, 1000kg, e Martin estranhou as "quicadas" que o trem de pouso dianteiro deu na pista, antes de sair do chão.
O tempo realmente não estava bom, visibilidade nos mínimos, e teto baixo, mas aos poucos saímos de SP, aproando corredor Juliet e depois proa de Bragança. Subimos para 8.500 pés e o tempo melhorou aos poucos, mas sempre com nuvens Cirrus, e nuvens baixas também.

Voando no meio dos prédios de SP

O avião é confortável, voei de meia mesmo, assim tenho mais espaço para os pés. Neste trecho até Goiânia aprendi a usar o instrumento de navegação do avião, bem intuititivo e a pilotar um pouco. Chegamos em Goiânia dentro do tempo estimado. O pouso foi meio estranho, parte como consequência do asfalto um pouco irregular do aeroporto Sta Genoveva (taí a Infraero investindo num novo terminal, e a pista ...) mas também pelo peso da bagagem, que deslocou o CG (Centro de Gravidade) do avião para trás. O pessoal do Infraero foi correto, apenas um pequeno detalhe de erro na hora do por do sol que gerou uma experiência interessante no trecho seguinte.

3 comentários:

Anônimo disse...

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Hi Pilots!
Happy with your inormation! Keep on sending them! Suggestion for your routing: fly direct from SOCA to TGPY! skip Georgtwon, is a lousy, dangerous place with difficulties and corruption. We did it with a C 210 in 5 hours!
Happy landings best Bernd Duesenberg

Anônimo disse...

Thomas e Martin, façam um bom vôo e continue mandando noticias, fazendo com que participemos de suas aventuras como se estivessemos no seu bolso.
Fantástico Thomas.
Tudo de bom pra vocês e parabéns...
Do seu admirador.
Ishida

Unknown disse...

Gentlemen,

Best wishes on your journey. I wanted to comment on your planned stop in Providenciales, Turks and Caicos. I passed through there with a Varieze on the way to Santo Domingo last year, and paid $60 USD for fuel, and another $160 USD for various fees and charges. I believe Santiago or Punta Cana (and perhaps Puerto Plata) in the Dominican Republic will be better.

I am also from Georgetown, and believe that the situation described by the previous commentator has been resolved. Let me know at miket_767@yahoo.com if I may help to coordinate anything from the Dominican Republic.

Mike Trim