21 julho 2007

Bye bye Caiena !!!!

Bebemos Champagne Francesa para comemorar nossa saída ! Era de uma marca meio mixuruca que nunca ouvi falar, mas como só conheço a Moet Chandon e Veuve Clicqot (esta de nome apenas), não sou o melhor parâmetro. Mas o que valeu mesmo foi estar aliviado de conseguir sair da Guiana.
Sábado a 7:00 passou no nosso pequeno hotel em Matoury nosso já amigo do Aeroclube, o volovelista Francês, e rumamos para Rochembeau, o nome oficial do aeroporto. Martin tentou arrumar o headset do copiloto ( o meu !!) que deixou de funcionar misteriosamente após 1 semana de repouso. Até mesmo o headset do lado esquerdo apenas funciona com um ouvido, mais um desafio para nós.
A meteorologia bacana, tudo bom, fiz pela quarta vez o mesmo plano de vôo, acho que já tenho tudo decorado, SYCJ, SOOO, SJMP, etc etc etc ... E acho que nem o pessoal da Meteorologia nem da sala AIS (plano de vôo) acreditava que iríamos sair. Brummmmmmmm, o avião pegou !!!! Eu no silêncio total, pois não escutava nada do rádio, então fui curtindo a paisagem. Decolamos as 08:30 da manhã rumo a Georgetown. Muita floresta Amazônica até a divisa com Suriname, onde alguns descampados tomam lugar da floresta. Voamos direto, sem ir para o litoral, desviando de algumas pequenas chuvas, mas ainda sem os famosos CBs equatoriais, era muito cedo.
Confesso que no começo do vôo estava um pouco tenso, escutando barulhos estranhos do motor, provavelmente frutos da minha fértil imaginação, pois os parâmetros estavam bons. Até a foto do parafuso “dzu” esquecido, aumentaram um pouco minha apreenssão. Mas aos poucos fui retomando a confiança no nosso aparelhinho voador.

No pouso de Georgetown o tempo piorou um pouco, com mais chuvas em volta, inauguramos um novo tipo de pouso no Glasair, mas isso o Martin vai contar melhor.

Pouso em Georgetown

Passei na frente de toda a fila da imigração (tipo Guarulhos...), declarando que era piloto, bom não ???? Andei uns 500m debaixo do maior sol para a Torre de Controle fazer o plano. E já deu pra sentir como o país não gosta de turistas, vários “guardas” dormindo nas guaritas, portões entreabertos, enfim um republiqueta total.
Na Torre, fiz o plano de vôo, enquanto ficavam procurando o tipo da nossa aeronave na tabela de taxas de pouso, fui na sala ao lado. Pedi a foto de satélite, e a menina foi super simpática, mas não tem recursos algum, entrou no site da NASA pelo Yahoo, e mostrou a foto para mim !!!! Que saudades do Sistema de Meteorologia Francês com seus super computadores, imagens, etc...

A meteorologista de Timehri (Georgetown)

Derrepente chega o Martin esbaforido, puxa tive que vir até aqui, não deixaram abastecer, o lugar que estacionamos não permitem, etc etc... Depois de pagar US$44 de taxa de pouso, voltamos para a pista e caiu uma chuva de verão, esperamos por 15min, abastecemos o avião com AVGAS a US$1.20 o litro, a gasolina mais barata da viagem ! O mais estranho que de tudo é que ninguém abriu um sorriso para nós ou sequer foi gentil, bem diferente do Brasil, é o culto ao “desserviço”, ou revolta, ou sei lá, racismo contra os brancos ou contra os pilotos, será ? Bom no final conseguimos em pouco menos de 2h se mandar de Georgetown.

Martin na Guiana


Plantações de Arroz sem fim na Guiana, um dos maiores produtores mundiais, também só chove !!!

Nenhum comentário: