19 julho 2007

Cayenne Forever

O mais engraçado foi um amigo que me chamou no MSN e perguntou se compre um Porshe Cayenne, pois leu no MSN este título acima. Completamos 1 semana nesta cidade, e esgotamos todas as possibilidades de passar o tempo. Fizemos um verdadeiro programa de índio (em todos sentidos !!!) passeamos num rio pequeno com uma canoa, vimos de perto a Floresta, até um macaquinho (amestrado ? ) fez o show dele de pular de uma árvore para outra, mas o que valeu mesmo foi ser encharcado até a medula por uma chuvarada enorme.
Antes da chuva...
E depois esquentar-se com uma certa bebida com apenas 50% de teor alcoólico, além de ficarmos parados por um bom tempo.
Já visitar as ilhas com um barco maior, foi um programa bem mais interessante. Caiena tem uma aparência de cidade pobre, que é mesmo, mas encontramos vários restaurantes bons, além de papelarias de nível Francês, patisseries e dezenas de lojas de chineses, que dominam os mercadinhos locais. Ou seja tem os cantos bons da cidade, tem que ter um pouco de paciência para descobrir.
A noite é estranha, pouca gente na rua, apenas militares franceses passeando um pouco, mas em pequena quantidade. Sim existem pedintes na rua, mas não são agressivos. A maior parte da população local é descendente dos escravos. Numa noite quando pegamos o finalzinho de num show de calouros na praça principal, me senti um pouco intimidado, mas ninguém deu a menor bola apesar de sermos praticamente os únicos brancos do pedaço.

Muita gente dirige carros tipo Mercedes ultimo tipo, camionetes grandes, parece que querem mostra-se. Mas algo não bate, de onde vem o dinheiro ? Enfim, é a vontade Sul Americana do "show off" automotivo mesmo, fácil onde a maioria vive de empregos públicos (da França) ou de pensões diretamente pagas pelos contribuintes Europeus. . .

No jantar com os espanhóis e o Presidente do Aeroclube da Guiana

Um comentário:

Peter Geres disse...

E amigo mais desinformado... não sabe que Cayenne é mais que um modelo de porsche... acho que ele precisa começar a ler ou viajar mais hehehe...